sábado, 24 de setembro de 2011

MEDUSA


Medusa, ser terrível, embora monstro, é considerada pelos gregos uma das divindades primordiais, pertencente a geração pré - olímpica.
Só depois é tida como vítima da vingança de uma deusa. Uma das três górgonas é a única que é mortal.
As gógonas são três irmãs monstruosas que possuíam cabeça com cabelos em forma de serpentes venenosas.
Seu olhar transformava em pedra aqueles que a fitavam.

Como suas irmãs, Medusa representava as perversões.
Euríale simbolizava o instinto sexual pervertido, Ésteno a perversão social e Medusa a pulsão evolutiva, a necessidade de crescer e evoluir, estagnada.
Medusa também é símbolo da mulher rejeitada, e por sua rejeição incapaz de amar e ser amada odeia os homens na figura do deus que a viola e abandona e as mulheres, pelo fato de ter deixado de ser mulher bela para ser monstro por culpa de um homem e de uma deusa. Medusa é a própria infelicidade, seus filhos não são humanos, nem deuses, são monstros. 

Diz o mito que outrora Medusa fora uma belíssima donzela, orgulhosa de sua beleza, principalmente dos seus cabelos. Medusa atiçou Poseidon com sua beleza, Poseidon então a agarrou e a violentou dentro do templo de Atena. Medusa implorando conforto e acolhimento, mas Atena não sentira nada mas que nojo de Medusa, então a transformou em um monstro horrível, seus cabelos se transformavam em serpentes e seus olhos queimavam. De agora em diante quem olhasse para Medusa seria transformado em pedra. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário